top of page

Como me tornar um Líder Engajador?


Queime de Naus

Como me tornar um Líder Engajador?

Queime as suas Naus!

Vamos contar primeiro uma curta e dramática história. Muito provavelmente você já ouviu falar sobre Hernán Cortés. Não? Então vamos falar a respeito de forma resumida. Mas vale a pena ler sobre a história deste personagem controverso.

Hernán Cortés, um capitão da armada espanhola, foi chamado de muitas coisas. Conquistador, estrategista, herói, manipulador, sanguinário e cruel, por conta de suas atuações na América Central e México. Em 1519 foi escolhido pelo governador de Cuba, Diego Velásquez, para liderar e ser capitão de um grupo formado por centenas de soldados para dar início a um dos episódios mais violentos da história da América.

A história diz que quando chegaram no México, com o objetivo de conquistar aqueles territórios e subjugar os povos Astecas, Hernán Cortés mandou atear fogo nas Naus. Sim, os soldados não teriam como retornar ou fugir. Era lutar e vencer, ou morrer ali mesmo.

Não tenha dúvidas que sua equipe imediatamente se engajou no projeto, por mais nefasto que possa parecer nos dias de hoje os objetivos da empreeitada. Claro que tinham outras coisas envolvidas como sua reputação, questões financeiras, religiosas, etc., mas de qualquer forma, a sua determinação era clara.

Ao longo de minha carreira, gerenciando dezenas de projetos, negócios, eventos, lançamento de produtos e serviços, me vi várias vezes nesta mesma situação. Quando somos nomeados para Gerenciar um Projeto, dependendo do porte do mesmo ou do mercado, pode ser a última coisa que você irá fazer nesta empresa ou mercado. Sua reputação está em jogo e não tenha dúvidas, se o projeto falhar, todos os dedos estarão apontados para você. Afinal, você é o especialista em Gestão de Projetos. Vai perder o emprego e terá uma triste história para contar na sua próxima entrevista.

Se está a frente de um empreendimento próprio, com o lançamento de sua empresa, colocando seus produtos e serviços no mercado, aí então a coisa fica ainda mais complicada. Os resultados podem ser catastróficos do ponto de vista psicológico, financeiros, social e profissional. Não é mais o seu emprego em jogo e sim, a sua vida. Conheço muitas pessoas que quebraram, mas retornaram ainda mais fortes. Como pode isso? Eles aprenderam a queimar as suas Naus!

Falha de Projeto

Mas o que quero dizer com isso? Queimar as Naus? Como fazer isso no mundo corporativo e dos negócios? Bem, como disse anteriormente, gerenciei dezenas de projetos em diferentes segmentos e mercados. Tal qual um artista que sobe no palco, sempre sentimos um frio na barriga. Isso vai acontecer, a despeito de sua experiência e expertise. Quando se deixa o emprego com carteira assinada, e fiz isso a muitos anos atrás, temos que deixar certas coisas de lado. Uma delas é o medo.

O medo está enraizado no DNA do ser humano desde o início dos tempos. Claro, o medo também te mantém vivo quando um possível risco se apresenta, então é sempre bom ter um pouco dele, mas não pode ser um medo que te paralisa ou te deixa em desespero. Nosso cérebro se divide entre o racional e o emocional. A influência de uma parte ou de outra, em nossas decisões, varia de pessoa para pessoa. Varia inclusive em determinados momentos de nossas vidas.

Aprender a queimar as Naus corporativas, dos negócios ou projetos, é fundamental quando estamos buscando o sucesso e os resultados. Queimar as Naus significa conquistar o engajamento das pessoas que fazem parte deste negócio ou projeto, os membros de sua equipe e os Stakeholders, ou seja, não deixar outra alternativa senão a execução bem feita quanto ao escopo, o prazo, os custos e atender a qualidade requerida, em resumo, obter o engajamento total de todos.

Equipe Engajada

Se deixarmos outra alternativa aberta, no caso de Hernán Cortés eram as Naus, sua equipe irá fugir de você ou do projeto, assim que a primeira possibilidade de fracasso se apresentar. Eles têm medo de falhar e sofrer as consequências. Vão querer voltar para seus departamentos funcionais e ter uma vida mais monótona e segura. Afinal nem todo mundo tem o mindset de Conquistador, Gestor de Projetos, Gestor de Negócios ou Empreendedor.

Para que possamos obter tal engajamento, devemos primeiro adotar a postura de Líder Servidor, fazer a Gestão pelo Exemplo, se doar aos objetivos do negócio ou projeto de forma plena e transparente. Se você não estiver engajado, ninguém estará totalmente comprometido. Alexandre o Grande era muito bom nisso. Ele participava das batalhas. Ele ia na frente e se envolvia nas lutas.

Segundo, devemos criar um "War Room" bem estabelecido, tirando os principais membros de suas zonas de conforto em seus departamentos funcionais, concentrando eles em um mesmo local de trabalho, garantindo assim o senso de equipe, melhorando a comunicação. Devemos passar poucas atividades de cada vez, como metas claras, prazos curtos e definições de aceite esclarecidas. O monitoramento deve ser contínuo provendo reuniões diárias de status e impedimentos. A cada milestone, que devem ser curtos, reuniões de Project Review em conjunto com os Stakeholders devem ser realizadas e documentadas. Todos os problemas devem ser compartilhados e as soluções devem ser propostas com a participação de todos, com sistema de votação democrático quanto as melhores soluções deve ser implantado.

War Room

O uso de Gestão Visual e outras técnicas de Gestão de Projetos colaborativos, como Design Thinking e Canvas, ajudam muito também. Além de tudo isso, você no papel de Gestor do Projeto, deve remover todas as possibilidades de desvios quanto aos processos estabelecidos de gestão. Para isso, atualmente possuímos uma série de ferramentas de workflow, que travam tais desvios de processos e procedimentos. Estabeleça seus indicadores e mostre para os membros da Equipe e Stakeholders.

Ah, não se esqueça. Após conquistar o sucesso de seu projeto, por conta do engajamento das equipe e envolvidos, nunca deixe de comemorar e recompensar! Isso irá fazer toda a diferença no próximo Projeto. Os participantes irão se sentir felizes e agradecidos por terem participado da empreitada e os que não participaram da vitória de forma direta, estarão prontos e disponíveis para te apoiar da próxima vez.

Se ainda tem alguma dúvida ou não se vê no momento de criar tal engajamento ou ser este agente de mudança, lembre-se, estamos aqui para ajudar a você, a sua equipe e a sua empresa.

"O problema não está em não enxergar a solução,

mas em não enxergar o problema."

Não deixe de entrar em contato conosco. Responderemos o mais rápido possível! Clique na imagem abaixo.

Clique Aqui!

Seja bem-vindo!

A.A.Figueiredo Consultoria Empresarial Ltda.

www.aafigueiredo.com.br

A.A.Figueiredo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page